49 . 3444 0492
49 . 98502 7012

INFORMATIVOS



Museologia e tecnologia: sistemas modernos na gestão de Museus agora também em Concórdia


02/08/2021 - VARIEDADES


Projeto executado no Museu Angelo Spricigo profissionaliza o espaço através de ações e software
 
...
 
Quando as pessoas ouvem a palavra museu, remetem a história, passado, algo antigo. Mesmo que isso faça sentido através de acervos históricos e carregados de cultura através dos anos, a museologia tem feito uso de tecnologias e modernos sistemas. Principalmente através dos processos de gestão e manutenção desses acervos. Isso está sendo realizado também em Concórdia, no Museu Angelo Spricigo – MAS.
A museologia é a área do conhecimento que pesquisa a relação dos sujeitos humanos com os seus objetos socialmente relevantes, num dado contexto. Faz parte do minucioso trabalho do museólogo, estudar, pesquisar, preservar e conservar o acervo de um museu, seja ele qual for. É fato afirmar que o que o público vê numa exposição, é cerca de um terço do trabalho realizado, os outros dois terços o público não tem acesso, mas é o que faz tudo funcionar corretamente.
Com o arrolamento* já concluído no Museu Angelo Spricigo, o acervo passou pelo processo de higienização apropriada, visando a sua conservação e agora está na fase de catalogação, com software específico. Com isso, cada máquina recebe uma ficha completa, com todas as informações possíveis, identificando a peça e numerando a mesma.
Todo esse investimento que está sendo feito no MAS, está profissionalizando o museu, nos padrões dos maiores do Brasil. Esse trabalho, que consiste na documentação museológica do acervo, é realizado com assessoria especializada em museologia, serviço prestado pela empresa Viés Cultural. Tudo faz parte do Projeto de Reestruturação do MAS, PRONAC 193005, realizado pela Associação Cultural Angelo Spricigo - ACAS e conta com o apoio das empresas Gelnex, Celesc, Passarela e Caitá.
 
*Arrolamento é um procedimento técnico aplicado no Museu que permite saber o tamanho do acervo, quantificando o total de objetos, reunindo informações preliminares para um melhor controle e planejamento de ações que possam melhor identificar e preservar o acervo.
 
www.angelospricigo.com.br
facebook.com/MuseuAngeloSpricigo
@museuangeloapricigo



 


Fonte: Assessória de Imprensa







TOPO