49 . 3444 0492
49 . 98502 7012

INFORMATIVOS



Museu Angelo Spricigo conta com 1911 máquinas de 227 marcas


15/07/2021 - VARIEDADES

Arrolamento do acervo foi concluído e todas “filhas” estão passando por higienização apropriada

 
...

 

O Museu Angelo Spricigo (MAS) vem passando por um processo de reestruturação e nos últimos meses realizou a etapa de arrolamento do acervo. Essa atividade faz parte dos procedimentos técnicos de museologia e consiste em mensurar e controlar o tamanho do acervo. Um processo importante na modernização e sistematização do MAS, especialmente pensando no futuro.

Preservar e conservar o acervo é fundamental para a manutenção de um museu, seja ele qual for. Isso faz parte de um tratamento técnico e neste processo, ocorre o arrolamento. Essa palavra diferente, significa conferir o que tem no museu: contar, reunir informações, numerar as peças e identificar com nome, marca, tamanho e estado de conservação.

Dentro do MAS todas as 1911 peças já passaram por essa etapa e todas que chegarem a partir de agora já entram nesse processo. Depois desta etapa, vem a fase de higienização com técnicas apropriadas, que contribui com a conservação de cada uma das “filhas”, como Angelo Spricigo costumava chamar as máquinas do acervo.

O arrolamento e todas essas etapas que estão sendo realizadas dentro do MAS fazem parte da transformação do museu, que além de ser a maior coleção de máquinas de costura do mundo, agora conta com um padrão de acondicionamento, manutenção e apresentação das peças.

Esse trabalho é realizado com assessoria especializada em museologia, serviço prestado pela empresa Viés Cultural. Tudo faz parte do Projeto de Reestruturação do MAS, PRONAC 193005, realizado pela Associação Cultural Angelo Spricigo - ACAS e conta com o apoio das empresas Gelnex, Celesc, Passarela e Caitá.

angelospricigo.com.br

facebook.com/MuseuAngeloSpricigo

@museuangeloapricigo

 








TOPO